17/02/2010

Milho de Pipoca



Milho de Pipoca

A tranformação do milho duro em pipoca macia é símbolo de grande mudança para que as pessoas se tornem realmente o que devem ser.
O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra dentes, impróprios para comer. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho, para sempre. Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosa. Só elas não percebem. Acham que o seu jeito é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança em uma situação que nunca imaginamos: dor. Pode ser de fora: perder um amor, perder um relacionamento, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cuja causa ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui e com isso a possibilidade de transformação. Imagino que a pobre pipoca fechada dentro de sua panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, "pensa" que a sua hora chegou. Vai ficar para sempre dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela nao pode imaginar um destino diferente. Não pode imaginar que a transformação está sendo preparada. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece!
Infelizmente existem pessoas que ficam como aquele milho no fundo da panela, que se recusa a estourar, por mais que o fogo esquente as pessoas se recusam a mudar.
O medo dos desafios são as duras cascas que não estouram. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia como a da pipoca. Não vão dar alegria para ninguém.
E você, quer se transformar?
(Autor desconhecido).

Um comentário:

  1. OLÁ.
    Aqui estou novamente para lhe dizer que são lindas as suas historias eu gosto muito de
    as ler.
    Pois dão para nos por a refletir e isso em bom.Ajuda a sermos melhor pessoas.
    O MEU MUITO OBRIGADA.
    ISA

    ResponderExcluir