23/04/2010

Estrelas-do- mar. É preciso fazer a diferença.


Era uma vez um escritor que morava em uma praia tranquila, próxima a uma colônia de pescadores.
Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar e, à tarde, ficava em casa escrevendo.

Certo dia, caminhando pela praia, viu um vulto ao longe que parecia dançar. Ao chegar perto, reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia, para, uma a uma, jogá-las de volta ao oceano, para além de onde as ondas quebravam. "Por que você está fazendo isto?", perguntou o escritor. "Você não vê?", explicou o jovem, que alegremente continuava a apanhar e jogar as estrelas ao mar. "A maré está vazando e o sol está brilhando forte... elas irão ressecar e morrer se ficarem aqui na areia." O escritor espantou-se com a resposta e disse com paciência: "Meu jovem, existem milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Você joga algumas poucas de volta ao oceano, mas a maioria vai perecer de qualquer jeito. De que adianta tanto esforço, não vai fazer diferença?" O jovem se abaixou e apanhou mais uma estrela na praia, sorriu para o escritor e disse: "Para esta aqui faz....", e jogou-a de volta ao mar. Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, nem sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele, e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao mar.

Que possamos fazer a diferença para alguém, para as pessoas com as quais convivemos e encontramos em nosso caminho. Que possamos fazer a diferença para esse mundo no qual estamos inseridos.

3 comentários:

  1. Como sempre seu texto é muito lindo, e que realmentepossamos fazer a diferença neste mundo em que estamos inseridos.
    Parabens e uma semana abençoada.
    ISA

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Parabéns seu blog é lindo!!! Continue essa linda jornada de colocar aqui lindas e educadoras mensagens, pois faz muito bem para o coração que as lê!!!
    tenha uma semana linda e abençoada!
    bjs...Vivi

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem de motivação. Cada um fazendo a sua parte com certeza seria melhor. Peço isso com o lixo. Se todos colocassem o lixo no seu devido lugar teriamos um cidade linda e não precisaria gastar o dinhiro público com a limpeza das ruas. Poderia usar em outras áreas. Beijos

    ResponderExcluir